Siso, quando fazer a extração?

setembro 1, 2017 Por Sorrir Mais
sorrir-mais-siso-extracao.png

Sabe aquele dorzinha vindo entre os dentes? Logo você pensa que pode ser uma cárie? Gengivite? E por fim seu dentista identifica que é apenas um siso nascendo. Ele é responsável por causar esse desconforto.

Caso haja espaço para o dente do siso se acomodar na boca é possível conviver com ele. Se você é um desses felizardos com muito espaço na boca e seus sisos vieram retinhos e nasceram sem problemas, você pode mantê-los.

Motivo da Dor

Isso acontece porque os sisos, são os últimos dentes a nascerem por volta dos 16 a 25 anos. Ao tentar romper a gengiva causam dor, inflamação e até infecção. Em algumas situações não existe espaço suficiente para que eles possam se acomodar, sendo necessário realizar a sua extração.

Quando a extração é necessária?

• Existem casos em que o paciente não sente nenhuma dor porém pode encontrar dificuldade em alcançar o siso durante a escovação, causando acumulo de alimentos e mau hálito;
  • Quando o dente estiver incluso ou semi-incluso, ou seja, não tiver nascido completamente, se encontrando preso ao osso da mandíbula, deixando a área do fundo da boca bem irritada.
  • Quando estes nascem em posições erradas, como de lado, na diagonal, deitado ou de cabeça pra baixo.

Consequências dos sisos

Tudo depende de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. O surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, pode também alavancar questões ortodônticas devido à falta de espaço alterando o posicionamento dos dentes vizinhos, fazendo com que fiquem torto. Em alguns casos mais graves em que estes não nascem pode até causar o desenvolvimento de cistos e tumores.

Qual melhor momento para fazer a extração?

Cirurgicamente é indicado que os dentes siso sejam extraídos entre os 15 e 20 anos, isso porque a cicatrização é melhor. A partir dos 30 anos, existe a tendência de o osso ao redor se fundir com o dente tornando a cirurgia e o pós-operatório mais difíceis.

A cirurgia é relativamente simples e rápida, com raras complicações. É aplicado anestesia local em todas as áreas em que o paciente poderia sentir dor e o paciente em si pode ser medicado com um tranquilizante.

A decisão de retirar um ou mais dentes do siso em uma mesma cirurgia fica ao critério e análise do caso com o seu cirurgião-dentista, levando em conta a praticidade e possíveis complicação da cirurgia e o conforto do paciente no pós operatório. É possível fazer a remoção dos 4 dentes siso em uma única cirurgia, com duração entre 40 minutos e 1 hora.

Pós-operatório, quais os procedimentos?

O paciente deve se programar para o que deve ser feito. São exigidos cuidados com a alimentação e repouso moderado sem a realização de atividades físicas mais intensas durante o mínimo 3 dias. Medicação adequada e cuidados garante o conforto e tranquilidade.

Alguns pacientes podem cuspir sangue no primeiro dia após a extração e não conseguir abrir completamente a boca durantes dois ou três dias, isso é normal, nada preocupante. Já a recuperação completa se dá por volta de 7 a 10 dias.

Para agendar uma consulta, preencha o formulário. Se preferir, ligue para 62 3924.0304 ou envie uma mensagem no nosso WhatsApp 62 9 8346.0405.

logo-white-small

A missão da Sorrir Mais é zelar pelo sorriso de todos, fornecendo tratamentos odontológicos completos e com qualidade.

Sorrir Mais Odontologia. Todos os direitos reservados.