A aplicação do botox por dentistas para fins terapêuticos e estéticos

julho 18, 2017 Por Sorrir Mais
sorrir-mais-botox.png

O botox ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão (rugas). Mas, quem diria, também melhora dores e disfunções na mandíbula, além de deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria. Estamos falando da toxina botulínica, que, em pequenas doses, auxilia no combate a diversos problemas.

A toxina botulínica ganha cada vez mais espaço nos consultórios dentários. O mesmo produto utilizado pelos dermatologistas em tratamentos estéticos e por profissionais de áreas como neurologia, oftalmologia, fisiatria, ortopedia e urologia, agora é indicado para tratamentos odontológicos.

A toxina bloqueia o impulso nervoso na fibra muscular, não importando onde seja esse músculo ou onde seja o estímulo nervoso. O que varia é o local de aplicação e a dose aplicada.

Botox para sorriso gengival

Situação que ocorre quando há uma desproporção entre o tamanho da gengiva e o do dente, fazendo com que a primeira pareça maior. O botox faz relaxar a musculatura do lábio superior impedindo que o mesmo exponha a gengiva.

Botox para bruxismo

O Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente, durante o sono. Um dos sintomas mais comuns é a pessoa acordar com a mandíbula dolorida ou com dor de cabeça. O botox relaxa os músculos da face fazendo que diminua o atrito entre os dentes.

Outros problemas que podem ser tratados com o botox:

  1. Distonia: provoca espasmos localizados na região inferior da face (boca, língua e mandíbula), causando dificuldade na abertura ou fechamento da boca, no mastigar, no engolir e na articulação das palavras.
  2. Disfunções da ATM:  a articulação temporomandibular liga o maxilar ao crânio, os sintomas mais comuns de problemas na região é a sensação de que a mandíbula está ‘saltando para fora’, estalando ou até travando por um instante.

No entanto, a substância é contraindicada para pacientes gestantes ou que estejam amamentando. Aqueles com alergia à toxina botulínica, lactose e albumina também devem evitá-la.

O botox é de uso temporário, não existe botox definitivo. Após um período de quatro a seis meses há necessidade de reaplicação.

 

Para agendar uma consulta, preencha o formulário. Se preferir, ligue para 62 3924.0304 ou envie uma mensagem no nosso WhatsApp 62 9 8346.0405.

logo-white-small

A missão da Sorrir Mais é zelar pelo sorriso de todos, fornecendo tratamentos odontológicos completos e com qualidade.

Sorrir Mais Odontologia. Todos os direitos reservados.